O que é o cerume ou cera do ouvido?
O cerume, também conhecido como cera do ouvido, é a secreção protetora do ouvido externo.
Ele é formado por uma mistura de suor com um líquido oleoso produzido por glândulas sebáceas da pele da orelha externa.
Em alguns pacientes o cerume é formado por grande quantidade de descamação de pele, que é chamada de ceratose obliterante.
Qual a sua importância para a nossa saúde?
O cerume tem propriedades antibacterianas e antifúngicas, ou seja, é capaz de defender o corpo de infecções causadas por bactérias e fungos. Isto ocorre porque o cerume é uma secreção rica em anticorpos (imunoglobulinas) e enzimas que realizam esta função de defesa. Além disso, o cerume é uma secreção relativamente ácida, o que contribui para evitar a proliferação de bactérias que causam doenças.
Como deve ser feita a limpeza dos ouvidos?
A limpeza dos ouvidos deve ser feita apenas externamente. Uma boa opção é o uso de uma tolha úmida e delicada após o banho.
O uso de cotonete é aconselhado?
Não existe razão para a remoção do cerume com o uso de hastes flexíveis (cotonetes), grampos ou chaves.
Os riscos e complicações deste procedimento são vistos com freqüência pelo otorrinolaringologista. São eles:
- A remoção do cerume deixa a pele da orelha mais vulnerável a infecções. São as chamadas otites externas.
- O uso de cotonete "empurra" o cerume para o interior do conduto e favorece a formação da rolha (massa de cerume endurecida), o que pode causar dor e desconforto ao paciente.
- Podem ocorrer ferimentos como lacerações e hematomas na pele do conduto auditivo. Em casos mais graves pode ocorrer perfuração da membrana do tímpano.
Quando devo consultar um terapeuta para fazer uma "limpeza"?
O paciente deve agendar uma consulta com o terapeuta sempre que sentir alterações como diminuição da audição, sensação de ouvidos cheios, desconforto ou até mesmo dor. e será feita a remoção do excesso através da aplicação dos cones chineses.
Por que ocorre o acúmulo de cerume?
A maioria dos pacientes que tem acúmulo recorrente de cerume possuem excesso de produção ou algum fator que impede a saída do cerume (por exemplo, um conduto auditivo externo estreito ou tortuoso).
De quanto em quanto tempo devo usar os cones chineses para limpeza?
Não existe uma regra e a freqüência varia caso a caso.
Alguns pacientes precisam de remoção de excesso de cerume a cada 3 ou 4 meses ao passo que outros podem passar alguns anos sem esta necessidade.